Seu colorido particular

Seu colorido particular

Sempre digo aqui, que o processo de vestir vai muito além da escolha das nossas roupas. Nosso traje diz muito sobre nossa personalidade, nosso humor, passa mensagens e até pode revelar algum desbalanço na autoestima. Já falamos sobre silhueta, sobre estilo pessoal, caimento das peças e combinação de cores. Mas num universo tão grande de opções, nunca falamos sobre a coloração pessoal e como saber as cores que mais favorecem.

Chamamos de “coloração pessoal” a etapa da Consultoria de Imagem que investiga e identifica a cartela de cores capaz de operar milagres na frente do espelho. Pode parecer exagero, mas é fato que a cor certa harmoniza com a pele e pode disfarçar olheiras, manchas e linhas de expressão, além de combater aquela aparência cansada nos dias difíceis. A cor errada, tem efeito contrario, potencializando tudo que queremos disfarçar.

O teste é muito cuidadoso e preferencialmente, deve ser presencial (resultados à distância podem ser imprecisos, ainda que com um percentual de acerto grande). Os métodos mais comuns são o Sazonal (dividido em 4 estações) e o Sazonal Expandido, mais completo, onde encontramos 12 possibilidades de cartelas, comparando: Quente x Frio, Opaco x Vivo e Claro x Escuro.

A cliente deve estar sem maquiagem e os cabelos e roupa que está vestindo devem ser anulados com touca e capa cinza neutro. A iluminação correta é fator relevante, por isso, o teste deve ser feito à luz natural ou com iluminação artificial que imite a luz natural. O teste é puramente comparativo através de aproximação de diferentes tecidos coloridos ao rosto. São levados em consideração: contraste pessoal, temperatura, intensidade e profundidade da pele da cliente.

O primeiro ponto a ser avaliado é a temperatura da pele, que pode ser QUENTE ou FRIA, dependendo da combinação dos elementos básicos da nossa derme: melanina, hemoglobina e carotenos. De maneira bem (mas bem mesmo) simplista, já é possível ter um norte para saber suas cores amigas, principalmente na hora de escolher sua maquiagem.

Depois da temperatura, partimos para a investigação da cartela de cores que mais harmoniza com as características da pele, olhos e lábios, para só então chegarmos ao veredicto final. Acho importante sempre ouvir a opinão da cliente nesta fase, pois a gente sabe, instintivamente, as cores que nos deixam mais feliz e bonita.

E a coloração pessoal serve só para roupas e maquiagem? Não! Ela também é sua aliada na hora de escolher a cor para uma mudança radical nos cabelos, por exemplo. Pois a natureza é sábia e nascemos com a cor de olhos e cabelos que harmonizam naturalmente com nossa pele. Mas somos inquietas e gostamos de experimentar, não é mesmo? Então, melhor ousar com uma boa chance de sucesso.

Enfim, a coloração pessoal não foi feita para limitar, mas sim abrir seu horizonte para novas e melhores possibilidades de cores. Nem é preciso abrir mão das suas roupas que não façam parte da sua cartela de cores, pois sempre há truques e ferramentas, como maquiagem e o uso de acessórios por exemplo, que ajudam a driblar o efeito negativo das cores fora da

cartela. Abaixo, alguns exemplos de erros e acertos das famosas:


Mariana Ximenes usa contraste de cores muito forte para ela, repare que a roupa aparece mais do que ela.

Camila Coelho acertou em cheio com tom quente e terroso.
Kim Kardashian fica melhor com os cabelos escuros, mas já que loiros, deveriam ter um tom mais quente, dourado. Repare como a imagem ganha força com os cabelos escuros.

Se você se interessou ou tem alguma dúvida, escreva pra mim no @marinardigodoy!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Top